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terça-feira, 31 de julho de 2012

Keep Calm and Carry On



Não sei bem se nos últimos meses ou semanas, o antigo cartaz motivacional produzido pelo governo britânico em 1939 se espalhou de tal forma pela internet que muitas pessoas, que, alias,já viram quase todas as múltiplas versões produzidas por milhares, quiçá milhões, de internautas, não sabem como tudo começou.

Antes de virar meme, antes de viralizar, a mensagem Keep Calm and Carry On fez parte de uma série de cartazes que o Ministério da Informação, antecipando os dias difíceis que viriam pela frente, concebeu logo no início do conflito que viria a ser conhecido como a Segunda Guerra Mundial.

Assim, em 1939, visando aplacar as fortes tensões sociais de um território que, em pouco tempo, se tornaria um dos principais alvos dos bombardeios alemães, as mensagens foram criadas e começaram a ser difundidas para elevar o moral da população inglesa.

Inicialmente eram três cartazes, em verdade bastante simples, todos com a mesma tipologia, uma fonte facilmente reconhecível e ao mesmo tempo difícil de ser copiada pelo inimigo, confeccionados em apenas duas cores e ostentando uma frase de impacto, que tem como pedra angular a coroa britânica, do então Rei George VI.


O primeiro cartaz dizia: Your courage, your cheerfulness, your resolution will bring us victory, que em tradução livre poderia soar como: sua coragem, sua alegria, sua resolução nos trará a vitória.  Esse primeiro cartaz teve uma tiragem de 400 mil exemplares.

O segundo estampava: Freedom is in peril, defend it with all your might, ou seja: a liberdade está em perigo, defenda-a com toda sua força. Por sua vez, teve tiragem de 800 mil exemplares.

O último cartaz dessa série, o conhecidíssimo Keep Calm and Carry On, simplesmente, Mantenha a calma e prossiga, não foi concebido para o momento inicial do conflito. Antes, a ideia era divulgar o cartaz apenas se a guerra tomasse rumos realmente ruins para os ingleses, quem sabem como a efetivação do sonho de Hitler de invadir a Inglaterra e acabar com uma invencibilidade que já dura desde 1066, quando da invasão de Guilherme, o Conquistador.

A Historiografia ensina que Hitler não teve sucesso na invasão, assim como muitos outros antes dele, mas os ingleses estavam preparados com 5 milhões de cartazes estocados. Com o a renovação do moral britânico, a recrudescimento da resistência, o contragolpe da RAF, e toda a reviravolta que se seguiu, os pôsteres foram deixados de lado e depois simplesmente destruídos.

Tem-se que restaram apenas sete exemplares. Desses sete, seis foram descobertos em 2009 e hoje podem ser encontrados em um museu britânico. O outro cartaz foi encontrado no norte da Inglaterra, em uma livraria em Alnwick, por Stuart Manley, proprietário da Barter Books.

Stuart Manley e seu cartaz

Em 2000, Manley descobriu o cartaz no fundo de uma caixa com livros e velhos artigos que havia arrematado em um leilão. Manley e a esposa Mary resolveram colocar o cartaz em uma moldura e pendurá-lo em sua pitoresca livraria alfarrabista.

A boa aceitação que o cartaz teve por parte de seus clientes, levou Manley a reproduzi-lo para a venda. Os cartazes começaram a vender mais que os livros. Hoje em dia, fora da internet e seus memes, o cartaz pode ser encontrado estampado em uma série de produtos e pendurados nas paredes dos lugares mais improváveis como no Palácio de Buckingham, no número 10 da Downing Street, que é a residência oficial do Primeiro Ministro inglês e na Embaixada dos EUA na Bélgica.